Este é um espaço livre para conversarmos sobre o Ensino Superior no Brasil e no mundo. Gostaria de apresentar-lhe algumas reflexões sobre o assunto e, principalmente, conhecer as suas. Participe por meio de postagens e comentários. Seja bem-vindo.

Ensino Superior no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quanto vale seu ENADE?


Estava em sala quando uma aluna, de repente, fez uma pergunta: “pessoal, alguém sabe o que é esse tal de ENADE?” Pensei que estava não muito bem das minhas faculdades auditivas. Porém, percebi que outros alunos também se espantaram com a pergunta e passaram a esclarecê-la sobre o assunto.

Numa definição do próprio Manual do ENADE 2011, p.7:

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

Eu próprio me encarreguei de esclarecer os estudantes da importância de fazer, corretamente, esse exame. Por meio de suas respostas o MEC terá ferramentas para realmente avaliar o conteúdo que os nossos estudantes estão guardando em seus cursos. Não discuto a metodologia nem outras razões. Apenas acredito que tudo o que não se pode medir não se pode avaliar.

Muitos alunos encaram o exame como um insulto, uma injustiça. Acreditam que devem protestar apenas assinando seu nome e devolvendo a prova em branco. Uma tolice. Não atingem ninguém, apenas eles mesmos. O valor de seus diplomas não é medido pelo valor do que pagam, mas sim do que eles são capazes de fazer. O exame é um meio para se atingir esse fim.

Uma escola particular depende muito desse resultado. Cada vez mais os alunos vão para uma Instituição de Ensino Superior pela qualidade, visto que os valores das mensalidades, por força da concorrência do mercado, acabam se equivalendo. Os alunos, na sociedade da informação, acessam um ranking, embora as faculdades não queiram ser inseridas nele caso apresentem baixo desempenho.

As instituições públicas também precisam de bom desempenho. Os alunos querem ser conhecidos como “a turma que tem zero no ENADE”? Acredito que não. A rigor, estimo que escolas públicas e escolas privadas no Brasil se equivalem. O corpo docente é capaz de ensinar e preparar muito bem. O problema é que, por força da mensalidade, a pública tem pessoas mais bem selecionadas.

É fácil verificar isso. Basta começar a cobrar mensalidades na escola pública. Creio que, a princípio, o nome prevalecerá. Porém, aos poucos, a isonomia de mercado favorecerá as que tiverem mais a oferecer. Estudei nas duas (pública e privada) e posso comparar. Na pública o professor pode dizer: “se não está satisfeito vá embora”. Na particular, você tem que apresentar serviço.

Espero que os alunos tenham mais maturidade intelectual e saibam da importância de fazer o ENADE com comprometimento. Boicotá-lo é um desserviço. Precisamos de profissionais capazes, as estatísticas e as reportagens mostram isso. Não podemos começar com profissionais que se recusam a fazer o primeiro teste, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Escrito por: Prof. Luiz Augusto

19 comentários:

  1. O artigo busca explicar e semear a ideia de que para "avaliar" é preciso naturalmente "medir". Tratando-se da Educação Superior, o ENADE é um dos possíveis meios para se atingir esse fim. É um artigo que sobretudo merece grande atenção.

    ResponderExcluir
  2. Mamãe sempre me disse que "quem não deve, não teme". Eu acredito que o exame é importante, mas precisamos plantar essa ideia na cabeça dos meninos. Há poucos dias uma aluna insistiu comigo que ela não se preocupava com a instituição. Tentei argumentar com ela sobre o legado que ela deixa para os colegas que ficam ainda na universidade depois de ela deixar a instituição, mas mesmo assim se mostrou irredutível. Penso que envolver os estudantes e mostrar para eles o quão importante é ir "bem na foto", é algo que fará, entre outras coisas, que ele se orgulhe do curso que fez. Ele tem parte nisso. É isso aí.

    Grande abraço
    Luís Cláudio LA

    ResponderExcluir
  3. Penso eu que o aluno de escola publica só dará o devido valor a educação quando lhe for cobrada no futuro. Aí ele verá tudo que ele perdeu...

    ResponderExcluir
  4. Penso que o ENADE é necessario e ele nao pode ser menosprezado porque ele é uma das formas de sabermos se estamos sendo qualificados, acho que deviam sim falar e explicar mas sobre ele porque senao nao vamos entender se ele é realmente fundamental.Uma parte interessante que Carlo Kleber fala é:"Apenas acredito que tudo o que não se pode medir não se pode avaliar."
    Entao é medindo conhecimentos que aprendemos melhor.

    Abraços,
    Liliane Alves

    ResponderExcluir
  5. Sou estudante de pedagogia da UEG e venho aprendendo a ter um mentalidade diferente e mais humana por isso penso que os universitários deveriam entender que o ENADE é um objeto de avaliação necessário ao melhor desempenho das universidades e consequentemente uma formação mais completa para eles mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Eu como estudante, acho q deveria ser mais discutidos esses assuntos em sala de aula, conscientizar os alunos, que é o nome da instituição que ele está se formando que vai ser colocado em destaque... Eu quero que minha faculdade tenha uma otima nota, para que eu possa ter um diploma mais reconhecido...

    ResponderExcluir
  7. Acredito sim que este exame é importante para avaliar o nível dos cursos de graduação no Brasil. Sou estudante de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e tenho ouvido muitos comentários a respeito da má qualificação profissional do ensino superior no Brasil. O que significa um alerta para o nosso país, pois não se trata somente de 'sair bem na foto', expondo uma fachada, mas de se estar bem de fato! Acredito que ainda carecemos da conscientização sobre o ENADE, e este artigo proporciona essa melhor compreensão sobre o assunto.
    Att.,
    Noemi Rocha

    ResponderExcluir
  8. Sou aluna do curso de pedagogia na UEG e acredito que deveriam esclarecer melhor para os alunos o que é ENADE, até mesmo para que possam se informar sobre o nível da universidade em que estão se graduando.

    Ingrid Batista.

    ResponderExcluir
  9. Penso que a prova do ENADE é de grande importância para os estudantes pois ela avalia a qualidade dos cursos de formação superior. Acho que o assunto sobre esta prova deveria ser mais discutido e esclarecido dentro da sala de aula, pois a 2 anos atras quando cursei o 3° ano do ensino médio, nunca me falaram sobre esta prova e a importância que ela tem para nossa formação superior, é desde de o ensino médio que os alunos devem ser conscientizados sobre esta prova para que eles cheguem no ensino superior sabendo o peso que ela tem.
    att

    Sâmella Campos

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o ENADE tem uma relativa importância, pois avalia o conhecimento adquirido do aluno durante a graduação, alem de julgar se o preparo do aluno foi positivo e esta apto a ingressar no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Sou estudante da UEG do curso de pedagogia,acho que o ENADE deveria ser dito mais na sala, para que os alunos possam saber sobre o peso de sua importância numa melhor formação.

    ResponderExcluir
  12. Eu não tive nenhum tipo de informação sobre o ENADE, no Ensino Medio, mas isso foi possivel graças as informações colocadas no blog de Carlo Kleber e escrita pelo Professor Luíz Augusto,vi que o exame não pode ser menosprezado e sim levado muito a sério, pois só assim é possível ver os níveis da educação.
    Agradeço, pela oportunidade do acesso ao blog, com um tema tão importante.
    Juliana-UEG

    ResponderExcluir
  13. Eu não tive nenhum tipo de informação sobre o ENADE, no Ensino Medio, mas isso foi possivel graças as informações colocadas no blog de Carlo Kleber e escrita pelo Professor Luíz Augusto,vi que o exame não pode ser menosprezado e sim levado muito a sério, pois só assim é possível ver os níveis da educação.
    Agradeço, pela oportunidade do acesso ao blog, com um tema tão importante.
    Juliana-UEG

    ResponderExcluir
  14. Apos a leitura do seu blog percebi que o ENADE é realmente muito importante para avaliar o nível da Educação Superior. Mas acho também que deveria ser mais questionado dentro da sala de aula.

    Heloísa-UEG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ENADE é um instrumento muito valioso, através dele nós alunos podemos medir a qualidade do ensino que estamos recebendo. Dessa forma se o ensino for bom significa que temos uma boa qualificação e que seremos mais reconhecidos como profissionais.

      Excluir
  15. Abigail Barros
    Os assuntos relacionados a educação são poucos divulgados nos meios de comunicação, a prova disso é o exemplo da estudante que não sabia o que era o ENADE. Eu também não sei muito a respeito do exame e acho que os responsáveis pelo exame juntamente com os méis de comunicação deveriam se interessar e se empenhar em tornarem esses assuntos mais conhecidos.

    ResponderExcluir
  16. Concordo, que os alunos deveriam se interessar mais pelo ENADE e fazê-lo com seriedade, e também, na divulgação e administração mais responsável do projeto conforme observação coletiva. Sem incentivos na conscientização e melhor preparação dos alunos desde sua educação inicial, muitas oportunidades ainda serão desperdiçadas.

    ResponderExcluir
  17. Sou aluna do curso de Pedagogia da UEG, e nao tinha um conhecimento aprofundado sobre o ENADE, após obter o conhecimento sobre o mesmo percebi quão é importante essa avaliação dos alunos e consequentemente dos cursos, pois estamos nas Universidades para que no futuro possamos ser grandes lideres e possamos responder pelos nossos atos. Nao se deve levar na brincadeira esse meio. Acredito que deveria ter mais informações sobre essa avaliação, não somente nas Universidades, mas também aos estudantes do Ensino Médio.
    - Anna Cláudia (UEG)

    ResponderExcluir
  18. Sou aluna do curso de pedagogia na UEG. Acredito que o ENADE é realmente muito importante, pois através dele pode ser percebido a forma em que a instituição se encontra, e “ Eu não iria querer estudar em uma instituição que teve uma nota com nível baixo”, pois isso demostraria que o meu nível seria tão baixo quanto a nota da instituição... Mas também e viável que expliquem mais sobre esse exame de desempenho, para que se esclareça as duvidas e a importância que ele tem, pois assim o teste será feito com maior comprometimento por parte dos alunos ao saber o “peso” que o ENADE possui.
    -Aline Cristina (UEG)

    ResponderExcluir